Mini Curso Higiene
Introdução
As escolas de forma geral são grandes responsáveis pela alimentação de diversos cidadãos das mais variadas classes sociais, cor, raça e necessidades, e independente dessas diferenças, todos os que fazem uso dos alimentos fornecidos por essas instituições, o fazem, pois além de terem direito a uma alimentação agradável, segura e adequada para o consumo, confiam na forma de preparo, estoque, manipulação, conservação desses alimentos e dos cuidados tomados para com os materiais utilizados nesses processos, dentro uma cantina escolar. Diante desses pontos expostos, é impossível não considerar a grande importância da higiene na cozinha de uma escola, pois como disse o Dr. Almeida Júnior:
“Estamos, agora, na era da higiene. Cimenta-se, no espírito dos que observam e investigam a convicção de que o futuro humano depende, preponderantemente, da obediência ás normas sanitárias, por parte das sucessivas gerações; e que a incúria e o menoscabo, no tocante à higiene, tem sido e está sendo de conseqüências funestas. (Almeida Junior, 1922, p. 29)
Afinal, a alimentação apesar de ser a principal fonte de energia e outros nutrientes necessários para o bom funcionamento do corpo humano, também podem oferecer riscos, como doenças que em sua grande maioria são infecções, além de acidentes físicos e/ou envenenamentos. Sendo assim, a higiene torna-se peça chave nesse intento de manter e conservar alimentos e ambientes saudáveis.
Objetivo Geral Capacitar para promover mudanças e inovações conceituais afim de otimizar a qualidade do preparo e manipulação higiênico-sanitária dos alimentos oferecidos aos estudantes que freqüentam escolas públicas da rede estadual e municipal da cidade de Salinas-MG.
Objetivos Específicos
Propor medidas de intervenção para melhorar a qualidade e higiene da merenda escolar;
Implementar ações para melhoria do cuidado com as