administraçao financeira
Os índices financeiros tem como função medir o desempenho da empresa no que se refere a sua liquidez, o seu ciclo operacional, ao seu grau de endividamento, sua rentabilidade e atividade. O seu cálculo é feito a partir das informações financeiras apresentadas no Balanço Patrimonial e no Demonstrativo de Resultado do Exercício da empresa em análise.
Pode-se subdividir a análise das demonstrações financeiras em análise da situação financeira e análise da situação econômica. Inicialmente, analisa-se a situação financeira separadamente da situação econômica, e no momento seguinte, juntam-se as conclusões dessas duas análises.
Aspectos relevados pelos índices financeiros :
LIQUIDEZ
SITUAÇÃO FINANCEIRA
ESTRUTURA
SITUAÇÃO ECONÔMICA RENTABILIDADE / ATIVIDADE
Os índices financeiros freqüentemente utilizados pelas empresas são :
ÍNDICES DE LIQUIDEZ
Medem a capacidade da empresa em cumprir suas obrigações junto a Empregados, Fornecedores, Clientes e Governo.
Os índices deste grupo mostram a base da situação financeira da empresa. Muitas pessoas confundem índices de liquidez cm índices de capacidade de pagamento.
Os índices de liquidez não são extraídos do fluxo de caixa que comparam as entradas com as saídas de dinheiro. São índices que, a partir do confronto dos ativos circulantes com as dívidas, procuram medir quão sólida é a base financeira da empresa. Uma empresa com bons índices de liquidez têm condições de ter boa capacidade de pagar suas dívidas, mas não estará, obrigatoriamente, pagando suas dívidas em dia em função de outras variáveis como prazo, renovação de dívidas, etc.
Definições e Fórmulas:
LIQUIDEZ IMEDIATA: Mostra a disponibilidade imediata da empresa(Caixa bancos e aplicações de curto ou longo prazo (disponíveis) ) para honrar seus compromissos no passivo circulante .
Disponibilidades
Passivo Circulante
LIQUIDEZ CORRENTE: Mostra a