minhas revisões
Saci-Pererê- pessoal já sei !!porque nos não fazemos uma roda e falamos sobre cada um de nos.
Boitatá- como assim?
Saci-Pererê- por exemplo:eu sou um menino negro e tenho uma perna só,estou sempre com meu cachimbo e um gorro vermelho que me da poderes mágicos,eu adoro aprontar,eu gosto de espantar cavalos, queimar comida e acordar pessoas com as minhas gargalhadas,e eu sou uma das lendas mais conhecidas do Brasil.
Boitatá- a entendi!,agora e minha vez:eu sou uma cobra de fogo que protege as matas e os animais e tenho a capacidade de perseguir e matar aqueles que desrespeitam a natureza,o meu mito é de origem indígena e um dos primeiros do folclore brasileiro,Foram encontrados relatos sobre mim em cartas do padre jesuíta José de Anchieta, em 1560. Na região nordeste, eu sou conhecido como "fogo que corre".
Boto- eu sou um homem jovem, bonito e charmoso que encanta mulheres em bailes e festas,após as minhas conquistas,eu levo as jovens para a beira de um rio e as engravido,antes da madrugada chegar,eu mergulho nas águas do rio para me transformar em um boto.
Curupira- assim como o Boitatá,eu tambem sou protetor das matas e dos animais silvestres,sou conhecido tambem por Caipora, Caiçara, Caapora, Anhanga ou Pai-do-mato, todos esses nomes identificam uma entidade da mitologia tupi-guarani,eu sou um anão de cabelos vermelhos e compridos, e com os pés virados para trás, que fazem se perder aqueles que me perseguem pelos rastros,e tambem sou uma lenda muito conhecida.
Cuca- eu sou uma velha feia com forma de jacaré,e eu roubo as pestinhas desobedientes,a minha figura tem afinidades funcionais com a do Bicho-papão e do Velho-do-saco, seres medonhos a quem alguns pais ameaçam entregar as crianças rebeldes,eu tambem sou conhecida tambem pela cantiga: dormi nenen que a