Minha Parte
A Terceira Via não é só importante para países industrializados, também é importante para países em desenvolvimento. Claramente o ambiente em que se aplica é bastante diferente, mas isso não menospreza a sua importância.
A reforma do Governo e do Estado é necessária e mais dificil em países do sul, onde a corrupção e a falta de procedimento democrático se faz presente. Algumas das fundamentais iniciativas cívicas utilizadas pelo mundo, foram iniciadas em países mais pobres. O microcrédito por exemplo, iniciado em Bangladesh mas foi utilizada por sociedades desenvolvidas.
Direitos e responsabilidade deveriam estar associados. Nos países pobres os direitos sociais são obtidos como certos, já nas sociedades ricas chegam até serem inexistentes. Um país que aprimora um sistema de bem-estar social evita as estruturas de beneficio e assim evita a desestimular a procura ativa de emprego. É alto o índice de desemprego nos países do sul e os países que se fecharem para a economia global e a tecnologia não irão progredir, é importante o Governo intervir também na base, ou seja, na educação geral para se ter progresso.
Os líderes do sul afirmam que os seus países não deveriam observar o mesmo cenário ambiental que os páises desenvolvidos, pois foram os países mais ricos que colaboraram para as dificuldades ecologicas do mundo. De uma certa forma eles tem razão, mas é do interesse de todos que a degradação ambiental seja reduzida.
No que se refere ao capitalismo responsável, o norte e o sul têm interesses em comum para criar uma estrutura que governe a economia global. Assim, a terceira via chega a um alcance global. A governança global seria um agrupamento de prescrições e convenções que as nações concordariam em seguir.