MINHA ETAPA AN LISE DE INVESTIMENTO
A taxa Selic é usada pelo governo como forma de controlar a inflação. Essa taxa consiste em uma média de juros que o governo brasileiro paga por empréstim os feitos em bancos.
Quando a taxa Selic aumenta, os bancos preferem emprestar ao governo, pois terão mais lucro, e com essa preferência não sobra crédito para emprestar ao consumidor, assim combatendo a inflação, que é o excesso de dinheiro em circulação.
Já quando a taxa Selic cai, os bancos preferem emprestar aos consumidores, pelo fato de proporcionar um lucro maior.
Além de controlar a inflação a Selic também rege o aumento ou a queda de juros para o consumidor. Deste modo, quando a taxa Selic aumenta, os juros repassados aos consumidores também aumentam, pois o crédito diminui. Quando a taxa Selic diminui os juros repassados aos consumidores diminuem, pois há um maior crédito para circulação.
A taxa Selic é de grande relevância para o país porque também é capaz de regular o investimento nos títulos brasileiros. Quando a taxa Selic está em alta atrai mais investimentos estrangeiros, pois os juros serão mais elevados. O Banco Central do Brasil é o responsável pela regulação da Selic. A TIR (Taxa Interna de Retorno) é calculada para que as entradas e saídas de caixa sejam igualadas no momento zero, ou seja, no momento do investimento inicial. Esse cálculo permite estabelecer em porcentagem a produtividade estimada do investimento por ano.
Sempre que a TIR for maior que a TMA (Taxa Média de Atratividade) significa que o projeto deve ser aceito, pois apresenta um retorno maior que o esperado pelo mercado. No caso de comparação entre dois projetos concorrentes o que apresentar a maior TIR deve ser aceito, pois será o que trará maior lucro.
Passo 2
Técnicas de Análises de Investimentos:
Existem diversas técnicas de análise de