ATPS AN LISE DE INVESTIMENTOS ETAPA 3 28 03 15
1. SELIC – Sistema Especial de Liquidação e de Custódia
A taxa SELIC (Sistema Especial de Liquidação e de Custódia) foi criada em 1979. É uma taxa básica de juros, um sistema informatizado, onde as taxas de juros são cobradas pelos bancos no Brasil. Esta taxa básica é usada como um ponto de referência para realizar o cálculo das demais taxas de juros que são cobradas no mercado. Somente as instituições credenciadas no mercado financeiro têm acesso ao SELIC.
A taxa overnight do (SELIC), expressa na forma anual, é a taxa média ponderada pelo aumento das operações de financiamento por um dia no mercado interbancário brasileiro, lastreadas em títulos públicos federais e realizadas no SELIC, na forma de operações compromissadas. É a taxa básica utilizada como referência pela política monetária (COPOM), onde fixa periodicamente a meta para a taxa SELIC para fins de Política Monetária.
2. Técnicas de Investimentos
A análise de investimentos envolve decisões de aplicação de recursos com prazos longos (maiores que um ano), com o objetivo de propiciar retorno adequado aos proprietários desse capital. A primeira questão que surge ao se analisar um investimento é quanto ao próprio objetivo da análise. Para uma análise sob este enfoque é necessário introduzir um conceito muito utilizado em Engenharia Econômica.
Três são métodos básicos mais comuns da análise de investimentos que se ajustam aos conceitos descritos:
1) Método do Valor Anual Uniforme Equivalente (VALUE): Este método consiste em achar a série uniforme anual equivalente ao fluxo de caixa dos investimentos à Taxa de Mínima Atratividade (TMA), ou seja, acha-se série uniforme equivalente a todos os custos e receitas para cada projeto utilizando-se a TMA. O melhor projeto é aquele que tiver o maior saldo positivo.
2) Método do Valor Presente Líquido (VPL): Este método é tão simples quanto o VALUE. A única diferença reside em que em vez de se atribuir o investimento inicial durante sua vida (custo de