Mineração e desenvolvimento sustentavel
Introdução
A indústria mineral caracteriza-se por apresentar elevadas complexidades tanto operacionalmente como no gerenciamento ambiental, em decorrência dos riscos envolvidos nos processos operacionais sobre o meio físico solo, água, ar, e é avaliada com bastante reserva pela sociedade, fundamentalmente por três aspectos negativos principais: poluição ambiental, destruição do meio ambiente e a falta de responsabilidade social, por tanto requer um planejamento cuidadoso a partir do conhecimento científico tecnológico e de recursos humanos qualificado pois quando as jazidas minerais se situarem, por exemplo, próximas a centros urbanos ou quando forem parte integrante de um ecossistema, tornar-se difícil extrair os bens minerais e processá-los, sem causar algum tipo de dano ao meio ambiente.
Da mesma forma, a atividade extrativa mineral de maciços rochosos, em sítios localizados na vizinhança de grandes centros consumidores, visando geralmente atender à demanda existente nas cidades, traz inconvenientes gerados por ruído, vibrações pela detonação de explosivos, emissão de particulados e lançamento de fragmentos.
Complexos mineiros de grande porte que necessitam remover camadas de solo que recobrem o mineral, movimentar e estocar apreciáveis volumes de estéril produzem inevitáveis problemas ao meio ambiente: possibilidade de contaminação do lençol freático, esterilização do solo; poluição hídrica superficial; lixiviação da pilha de estocagem; agressão visual; remoção da flora; estabilização do terreno; deslocamento da macrofauna da área; destruiçãoda microfauna; erosão do solo; contaminação dos solos; poluição do ar; liberação de gases em minas subterrâneas, entre outros.
A importância do Tema Necessidade de as mineradoras se conscientizarem da questão ambiental. Necessidade de legislação adequada, valorização dos aspectos sociais reprimir a mineração predatória. Mas diante desses desafios, como podemos evitar o