APEC
O que é A APEC (Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico) é um bloco econômico que foi criado em 1993 na Conferência de Seattle (Estados Unidos da América). Este importante bloco econômico ainda está em fase de implantação.
HISTÓRIA
A ideia da APEC foi primeiramente abordada publicamente pelo ex-primeiro-ministro da Austrália Bob Hawke durante um discurso em Seul, Coréia, em 31 de Janeiro de 1989. Dez meses mais tarde, 12 economias da Ásia-Pacífico se reuniram em Canberra, Austrália estabelecer APEC. Os membros fundadores foram: Austrália, Brunei, Canadá, Indonésia, Japão, Coréia, Malásia, Nova Zelândia, Filipinas, Cingapura, Tailândia e Estados Unidos.
China, Hong Kong, China e Taipé Chinês se juntaram em 1991. México e Papua Nova Guiné seguido em 1993. Chile aderiu em 1994. E em 1998, Peru, Rússia e Vietnã se juntaram, tendo a adesão plena a 21.
Entre 1989 e 1992, APEC reuniu como um alto funcionário informal e diálogo a nível ministerial.
Fazem parte deste bloco econômico os seguintes países:
- Estados Unidos da América
- Japão
- China
- Rússia
- Peru
- Formosa (também conhecida como Taiwan),
- Coreia do Sul,
- Hong Kong (região administrativa especial da China),
- Cingapura
- Vietnã
- Malásia
- Tailândia
- Indonésia
- Brunei
- Filipinas
- Austrália
- Nova Zelândia
- Papua Nova Guiné
- Canadá
- México
- Chile
Importância Este bloco econômico é de extrema importância no cenário econômico mundial, pois somadas as produções industriais de todos os países membros, chega-se a quase metade de toda produção mundial. O PIB dos países membros atinge cerca de 17 trilhões de dólares. Quando estiver em pleno funcionamento, será o maior bloco econômico do mundo. De acordo com o estabelecido na reunião de Bogor, em 1994, será estabelecida uma zona de livre comércio em 2010 entre os países desenvolvidos. Com relação aos países em desenvolvimento e subdesenvolvidos, esta zona de livre comércio será estabelecida apenas em 2020. Principais