aviao
O trem de pouso de uma aeronave de asa fixa consiste de unidades principais e auxiliares, as quais podem ser retrateis ou não. As unidades principais formam o mais importante apoio da aeronave, no solo ou na água, e podem incluir combinações de rodas, flutuadores, esquis, equipamentos, amortecedores, freios, mecanismos de retração com controles e dispositivos de aviso, carenagens, acabamentos e membros estruturais necessários para a fixação de alguns itens citados à estrutura da aeronave. As unidades auxiliares do trem de pouso consistem de instalações para roda do nariz ou da cauda, flutuador, esqui, etc, com os necessários reforços e carenagens.
Muitas aeronaves são equipadas com disposição triciclo. As partes componentes desse tipo de arranjo são a perna de força de nariz e as principais. O arranjo tipo triciclo permite maior aplicação de força dos freios de pouso sem elevação do nariz, permite melhor visibilidade para o piloto durante o pouso. Múltiplas rodas distribuem o peso da aeronave por uma grande área, além de permitir uma margem de segurança se um dos pneus falhar.
O arranjo triciclo é formado por muitos conjuntos e partes. Estes consistem de: amortecedor a óleo/ar, unidades de alinhamento das pernas principais, unidades de suporte, mecanismos de segurança e retenção, mecanismos de proteção da perna de força auxiliar, sistemas de direção da roda do nariz, rodas da aeronave, pneus, câmaras de ar e o sistema de freios da aeronave.
http://tcconline.utp.br/wp-content/uploads//2013/06/SISTEMA-HIDRAULICO-E-TREM-DE-POUSO.pdf
AMORTECEDOR
Os amortecedores são unidades hidráulicas auto-abastecidas que suportam o peso da aeronave no solo, e protegem a estrutura absorvendo e dissipando as tremendas cargas de choque nos pousos. Os amortecedores devem ser inspecionados e reabastecidos regularmente para funcionar eficientemente. Um típico amortecedor pneumático/hidráulico usa ar comprimido combinado com fluido hidráulico para absorver e dissipar as