Mineração no amapá
A tradição mineradora do Estado se mantém viva. Nos últimos anos, vários estudos geológicos confirmaram a riqueza do subsolo amapaense e apontaram as potencialidades de exploração. Como resultado, a pesquisa mineral no Amapá vem despertando grandes interesses de grupos empresariais nacionais e estrangeiros, que encontram aqui as condições ideais para futuros investimentos.
Há a necessidade do setor mineral no Estado ofereça benefícios para o tecido social diretamente atingido, ou seja, nos municípios mineradores. Quer seja através da geração de emprego e da qualificação da mão-de-obra local, quer seja, a partir da aplicação correta das rendas econômicas como da mineração (royalties e fundos sociais) em projetos voltados para o fomento às atividades produtivas sustentáveis e adequadas à realidade local.
Portanto, com a segunda maior produção mineral da região Norte, como um dos Estados de grandes perspectivas para se transformar em um Estado minerador, tendo esta atividade como um dos pilares para melhorar seu nível de desenvolvimento. No entanto, a história da mineração no Amapá nos dá indicativo de que só a potencialidade e abundância dos recursos minerais não é garantia de que o desenvolvimento possa ser atingido. Para este escopo é de fundamental importância a atuação efetiva do Estado através de suas instituições, no sentido de não só fomentar a mineração, como conduzi-la nos preceitos da sustentabilidade, a fim de garantir tanto o retorno econômico aos