Psico
Curso de Pedagogia, I Período.
Disciplina: Psicologia da Educação I
Aluno:
Professora:
A Psicanálise
Imperatriz – MA
2012
Fichamento: A Psicanalise.
Cap. 5 Pag. 71 à 83.
Sigmund Freud. Sigmund Freud (1856 – 1939). Foi um médico nascido em Viena, com feitos incrivelmente importantes na vida psíquica, suas contribuições são comparáveis as de Karl Marx na compreensão dos processos históricos e sociais. A psicanalise, enquanto método de investigação e estudo, se da pelo método interpretativo onde busca o significado oculto de manifestações inconscientes humanas, como sonhos delírios, associações livres e atos falhos. A pratica profissional refere-se ao tratamento por Analise onde busca o autoconhecimento ou a cura e é usada como base para a psicoterapia, aconselhamento e orientações.
A Gestação da Psicanalise. Após forma-se em medicina na Universidade de Viena em 1881, Freud especificou-se em Psiquiatria. Deu aulas em Neuropatologia por um tempo, mas por dificuldades financeiras não pôde dedicar-se integralmente à vida acadêmica e de pesquisador. Começou, então, a clinicar pessoas com problemas nervosos, ganhou uma bolse em Paris, e com a volta passou a usar a técnica de Hipnose como seu principal instrumento de trabalho. Com a Hipnose, Freud conseguia fazer seus pacientes falarem traumas de suas infâncias ou as razões de seus problemas nervosos, antes desconhecidos por eles mesmos. Freud dizia que sua pratica medica usara a hipnose não só com o objetivo de sugestão, mas também para obter as origens dos problemas.
A Primeira Teoria Sobre a Estrutura do Aparelho Psíquico. Inconsciente – É constituído por conteúdos reprimidos, que não tem acesso aos sistemas pré-consciente/consciente. Pré-Consciente – Refere-se aos sistemas onde permanecem os conteúdos acessíveis à consciente. Consciente – É o sistema do aparelho psíquico que recebe ao mesmo tempo as informações vindas