Trabalho De Metodologia Nalva 4 1 1 1 T
Hagar Miranda
Marinalva
Ruan Santana Marciel
Tane Gabriela Guimarães
Thamires Alencar
Viviane santos
RESUMO: O artigo relata os acontecimentos relacionados à Empresa Zamin Ferrous no Estado do Amapá, sua implantação, seu objetivo de faturamento, de crescimento, as parcerias do Estado Amapá e dos municípios de Pedra Branca do Amapari e Santana.
Palavras-chave: zamin,efeito cascata, pedra branca
1 INTRODUÇÃO
A atividade mineradora é responsável por 3,1%do Produto Interno Bruto (PIB) do Estado do Amapá. O que torna esta atividade uma das mais importantes para a Economia local. Este artigo objetiva mostrar desde a Implantação da Empresa, seus objetivos iniciais relacionando-os com os efeitos causados após o Acidente do Porto de Santana.
O resultado mostrou como o Efeito Cascata gerado a partir do sinistro desencadeou uma série de problemas econômicos e sociais. Perdas no faturamento da Empresa Zamin, na arrecadação de impostos dos municípios e do Estado do Amapá, dos contratos de Empresas privadas e de empregos diretos e indiretos ligados à Mineradora, são alguns exemplos dos problemas discutidos neste artigo.
O que se observou foi que a retomada dos trabalhos da Empresa não depende apenas do término da reconstrução do porto. Em meio as discussões de um Novo código de mineração, proposto pela presidência da República, e com o desgaste das relações com o Governo do Estado do Amapá, a Empresa também se mostra fechada para esclarecimentos oficiais, e integração efetiva com a sociedade.
2 A EMPRESA
A Zamin Ferrous é um Sistema Integrado pela mina em Pedra Branca do Amapari, pela estrada de Ferro do Amapá e operação do porto na cidade de Santana. De origem Indiana,sua Principal sede Fica na Suiça, opera no Brasil desde de 2005 com as minas SUSA no Rio Grande do Norte e Greystone, na Bahia. No Amapá a Zamin já opera com a Zamapá Mineração desde 2011. Comprou