Minerais
Porém, a palavra mineral é usada de muitas maneiras, a definição acima é a preferida pelo geólogos, mas ela também é usado para denominar muitos produtos químicos inorgânicos que os organismos precisam para crescer, reparar tecidos, metabolizar e realizar outros processos e entre eles estão: ferro, cálcio, cobre, enxofre e outros. Mas ela também foi usada por Lineu, arcaicamente, em sua taxonomia onde tudo poderia ser dividido entre os reinos animal; vegetal e mineral.
Os minerais também são commodities e a indústria da construção é o seu maior consumidor, usando- os em: fundações, bases da estrada, concreto, fundações, cimento, tijolos, barras de reforço, vigas de aço(aço não é um mineral, mas o ferro usado na fabricação deste é!), gesso. As rochas ornamentais são utilizadas em pisos, degraus, arquiteturas. Eles ainda são utilizados na agricultura, como por exemplo o fosfato e potássio são utilizados para fazer adubo; e na indústria química; que utiliza grandes quantidade de sal, calcário e carbonato de sódio.
Eles possuem diversas propriedades físicas como: cor, traço, dureza, brilho, diaphaneity, gravidade especifica, clivagem, fratura, magnetismo, solubilidade e muito mais. Elas são uteis para a identificação e determinação das potenciais utilizações industriais