minerais
TRABALHO DE MINERAIS
CALCITA E QUARTZO
ITAJAI
2013
UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAI
TRABALHO DE MINERAIS
CALCITA E QUARTZO
Trabalho apresentado como requisito para obtenção parcial da M1, solicitado pela disciplina de Geologia da engenharia, na Universidade do Vale do Itajaí.
Profa. Efigenia Soares Almeida
.
ITAJAÍ
2013
SUMÁRIO
1- INTRODUÇÃO
2- CALCITA
2.1- PROPRIEDADES FISICAS
2.2- PRINCIPAIS USOS
3- QUARTZO
3.1- PROPRIEDADES FISICAS
3.2- PRINCIPAIS USOS
4- REFERÊNCIAS
LISTA DE FIGURAS
FIGURA 1 – Cristais de Calcita
FIGURA 2 – Calcitas de diversas cores
FIGURA 3 – Clivagem da Calcita
FIGURA 4 – Cristais romboédricos de calcita
FIGURA 5 – Aplicação de cal no solo
FIGURA 6 – Cristais de Quartzo
FIGURA 7 – Quartzo rosa
FIGURA 8 – Quartzo amarelo
FIGURA 9 – Cristais prismáticos de quartzo
FIGURA 10 – Chip feito com Quartzo
1. INTRODUÇÃO
O trabalho apresentado mostra as principais características dos minerais Calcita e Quartzo. Mineral são substâncias formadoras das rochas, solos e sedimentos. A definição mais atual para mineral é a seguinte:
Sólido, homogêneo, natural, com uma composição química definida (mas geralmente não fixa) e um arranjo atômico altamente ordenado geralmente formado por processos inorgânicos (Klein & Hurlbut, 1999). Embora sejam conhecidas mais de 3000 espécies de minerais, apenas algumas delas (silicatos) compõem a maior parte da crosta terrestre. Outras embora, mais raras, devem ser reconhecidas por sua utilidade, importância econômica, etc. As demais, constituem em geral objeto de interesse de especialistas. Os silicatos mais comuns e importantes ocorrem associados formando rochas, e seu número não ultrapassa 20 espécies. Na grande maioria das vezes, uma rocha é formada por uma a três ou quatro espécies diferentes.
2. CALCITA