Minerais
O termo “intemperismo” vem da expressão “intempérie” que é usada para descrever a ação do sol, vento e da chuva sobre objetos. Este trabalho visa comentar de um modo um pouco detalhado sobre o intemperismo e ao mesmo tempo tentar discorrer um pouco sobre a influência deste fenômeno sobre a formação e/ou influência de elementos importantes na natureza como solo, relevo e etc.
Será abordada também a perspectiva dos processos de ocorrência de transformação nos minerais, decorrentes do Intemperismo. Os resíduos e os neominerais principais serão apresentados, assim como os processos intempericos físico, químico e biológico. As novas transformações no ambiente e o surgimento de novas paisagens.
2. Uma rápida apresentação do que é intemperismo.
O Intemperismo é a alteração química e física das rochas devido a processos exógenos, podendo ser de responsabilidade fatores: químicos, físicos e biológicos.
As maiorias das rochas que conhecemos são formadas em um ambiente de pressão e temperatura abruptamente elevada, desse modo às rochas se encontram muito instáveis quanto expostas a uma atmosfera úmida e biologicamente ativa.
A água é o principal fator do intemperismo devido ao processo de mistura com os sais do solo e o CO2 atmosférico ela se torna ácida e causa corrosão e modificações nos minerais das rochas ao entrar em contato por clavas que são decorrentes do intemperismo físico.
3. Intemperismo Físico.
As rochas sofrem decorrentes modificações nos diferentes tipos de ambientes, e as transformações físicas estão ligadas principalmente a temperaturas, ambientes e a cristalização de sais.
As clavas que são fissuras decorrentes da separação dos grãos e ate mesmo de processos intempericos, promovem a abertura para a entrada de fatores produtivos no intemperismo físico, como a água. A água em ambientes mais frios pode promover o que chama – se de dilatação térmica. Que promove um aumento ou alargamento da massa de água assim