Minerais e rochas - fichamento
Fundação Universidade Federal do ABC
-------------------------------------------------
Disciplina: Introdução a Geologia de Engenharia - Diurno
-------------------------------------------------
Fichamento Aula 3: Minerais e rochas como registro dos processos ambientais terrestres.
- MINERAIS: Toda sustância natural, sólida, inorgânico e cristalino como suas propriedades especificas e obrigatórias, e pode possuir composições variáveis dentro de certos limites com uma sistemática atômica tridimensional.
- ROCHAS: Pertence a crosta terrestre e definida como um agregado natural sólido composto de um ou mais minerais essenciais e acessórios, no caso de uma espécie, monominerálica e se forem de espécies diferentes, pluriminerálica. As rochas podem ser descritas por sua estrutura e textura.
- PROCESSOS DE FORMAÇÃO DE ROCHAS:
Rochas Ígneas ou Magmáticas: Material vítreo e um misto de minerais originados da fusão de silicatos pelo magma solidificado.
Rochas Sedimentares: Constituído de fragmentos e precipitações químicas ou bioquímicas de um meio fluido. A origem dos fragmentos é da pré-existência de rochas e minerais depositados pela ação mecânica e biológica.
Rochas Metamórficas: São formadas por minerais e/ou texturas originais que foram alteradas por recristalização ou deformação; esta alteração ocorre tanto na superfície da Terra, quanto na profundidade da crosta terrestre.
- VULCANISMO: Na maioria dos casos é feita pela colisão de duas placas oceânicas, o chamado vulcanismo de subdução e limites convergentes. Em porcentagens menores, o vulcanismo de vale de rifte formada por fissuras na crosta (limites divergentes) onde o magma sofre pressão, funde e ascende para preencher os espaços vazios. E vulcões intraplacas, os hot points, onde o material sólido quente se ascende em jatos, isso ocorre em regiões menos profundas, onde a pressão é mais baixa e o magma irrompe na superfície.
- Rochas Intrusivas