Avaliação diagnóstica- matemática
2 – Disciplina: Matemática
3 – Ano do Ensino Fundamental: 4° Ano
4 – Proposta de Avaliação:
É necessário que o professor explique para a turma que cada aluno deverá resolver problemas matemáticos, e que cada aluno resolverá as questões da forma que acharem melhor. Salientar que é possível fazer desenhos, contagens, cálculo mental, conta armada, etc.
Será entregue a cada aluno uma folha que tem espaço suficiente para resolver os problemas. Reforce que esta é uma atividade individual e, por isso, não é possível olhar para ver como o colega faz, nem dizer a resposta em voz alta. Caso o professor veja algum aluno copiando, não o deve repreender; apenas anote quem foi e dê outros problemas para que ele resolva sozinho na próxima aula. O professor deverá circular pela sala para se certificar que todos entenderam a questão. Caso haja necessidade, deve explicar o problema novamente, para que todos entendam.
Para medir o conhecimento da turma, usaremos três problemas a seguir:
• André possui 28 bolinhas de gude e Pedro tem 62. Quantas bolinhas Pedro tem a mais do que André?
• Guilherme tinha 23 figurinhas em seu álbum. Ganhou de Matheus mais algumas e agora tem 37. Quantas figurinhas Guilherme ganhou?
• Estão em uma fruteira 38 frutas, entre maçãs e laranjas. Se 16 são maçãs, quantas são as laranjas?
5 – Objetivo da proposta de avaliação:
Com a avaliação diagnóstica, o professor poderá verificar em que nível os seus alunos estão na tarefa de solucionar problemas do campo aditivo e quais são os conhecimentos matemáticos que eles apresentam.
A partir destas informações, o professor poderá elaborar estratégias de intervenção para adequar as atividades para cada etapa que o aluno estiver.
É importante também a elaboração de um portfólio para cada aluno, onde se anota as fases em que eles estão, o que sabem e o que não sabem e as intervenções que o professor considerar