Fichamento
Galáxias, Via Láctea, e planeta Terra
Nosso planeta gira em torno do Sol em uma órbita constante ou regular. Por isso, toda água do planeta não congela e nem derrete por completo. Isso possibilita a vida na Terra.
A origem dos átomos (em especial, hidrogênio e hélio) se deu pela junção das partículas subatômicas que explodiram com o big bang. Ao longo do tempo, esses (e outros átomos) se uniram formando corpos cada vez maiores. Assim nasceram as galáxias.
A hipótese para origem das estrelas, como o Sol, é que os gases se juntaram e formaram regiões com temperaturas altíssimas e grandes pressões. No núcleo dessas nuvens de gases as altas temperaturas fizeram surgir reações de fusão nuclear.
Gradativamente, os corpos se uniam cada vez mais, formando os planetas rochosos (Marte, Venus, Mercúrio, Terra). Essa teoria é chamada de origem por agregação.
Os planetas mais afastados do Sol são formandos basicamente por gases e líquidos ao redor de um núcleo rochoso e pequeno.
Todo conjunto formado pelo Sol, pelos planetas da sua orbita, e satélites naturais (como a Lua) é chamado de Via Láctea, que é uma galáxia espiral.
Quando se estuda a forma da superfície terrestre, percebe-se que não se trata de uma esfera exata. Os polos são levemente achatados, a essa nova forma foi dado o nome de geoide. A Terra possui apenas um satélite natural, a Lua.
Estrutura interna da Terra
Durante os anos, muitos impactos de corpos celestes chegaram até a superfície do planeta Terra, a radiação que e gerou, fez com que a Terra se aquecesse a ponto de fundir-se quase por completo.
A Terra tem uma estrutura de três camadas. O núcleo, o manto, e a crosta. Se diferem na composição química, temperatura, pressão, espessura, capacidade de desviar ondas sísmicas e outros.
O núcleo é divido em dois: interno e externo. O núcleo interno, conta com altíssimas pressões, por isso é solido. No núcleo externo o material é liquido, pois as pressões são menores. O