Metodologia científica
– É um conjunto de abordagens, técnicas e processos utilizados pela ciência para formular e resolver problemas de aquisição objetiva do conhecimento, de uma maneira sistemática.
O QUE É CIÊNCIA?
É o conhecimento sistemático dos fenômenos da natureza e das leis que o regem, obtido pela investigação, pelo raciocínio e pela experimentação intensiva.
A ciência constitui-se em um conjunto de proposições e enunciados, hierarquicamente correlacionados, de maneira ascendente ou descendente, indo gradativamente de fatos particulares para os gerais, e vice-versa (conexão ascendente = indução; conexão descendente = dedução), comprovados (com a certeza de serem fundamentados) pela pesquisa empírica (submetidos à verificação).
Refletir sobre o que é ciência significa entender seus métodos de trabalho, práticas e objetivos. Vejamos a seguinte afirmação:
A ciência é um empreendimento essencialmente anárquico: o anarquismo teórico é mais humano e suscetível de encorajar o progresso do que as alternativas respeitadoras da lei e da ordem. (Paul Feyerabend, 1975.)
Na visão do senso comum, conhecimento científico é conhecimento provado. As teorias científicas resultam de uma maneira rigorosa de obtenção de dados por meio de observação e experimentação. A ciência é baseada em coisas concretas. Opiniões ou preferências pessoais e suposições especulativas são preteridas em favor da objetividade. A confiança no conhecimento científico decorre da sua possibilidade de prova objetiva.
Na verdade a ciência não é o único caminho para a obtenção do conhecimento e a verdade – existem fenômenos que tanto pode ser observação para o cientista como para o homem comum, um que leva ao conhecimento cientifica e outro ao conhecimento vulgar ou popular.
O conhecimento popular caracteriza-se por ser predominantemente:
a) superficial – conforma-se com as aparências;
b) sensitivo – refere-se a vivência, estado de animo e