FICHAMENTO REFERÊNCIA BLOOM, Arthur. SUPERFÍCIE DA TERRA. Editora Edgard Blücher Ltda.
2580 palavras
11 páginas
FICHAMENTOREFERÊNCIA
BLOOM, Arthur. SUPERFÍCIE DA TERRA. Editora Edgard Blücher Ltda.
SOBRE A OBRA
Trata-se de um livro, traduzido e comentado por Setembrino Petri e Reinholt Ellert, ambos professores do Departamento de Geologia da USP que analisa a superfície da Terra abordando o assunto com uma pequena introdução histórica, discutindo gravidade, intemperismo a Água e suas dinâmicas, Paisagens e o Gelo (erosão) em uma só livro que pode ser associado á Geomorfologia e no contexto do ensino de Geografia.
P. 15-18
INTRODUÇÃO
A face da Terra é assunto altamente enaltecido no meio científico, estudos das paisagens é parte integral da História da Geologia e Geografia. A ciência do estudo da paisagem ou a Geomorfologia é parte das duas disciplinas citadas, é comum que Geógrafos físicos estudem essa área. Vale destacar W. M. Davis que foi reconhecido como mestre da geomorfologia devido sua técnica de “descrição explanatória”. Mas a ciência que estuda as formas passou por muitas modificações e aperfeiçoamento de técnicas e a febre para desacreditar a Geomorfologia clássica foi intensa que gerou estudos sobre o fenômeno, no entanto os conceitos e as técnicas se aprimoraram, bem como o surgimento de novas teorias que trataram da evolução da paisagem relacionadas à degradação, acumulação, efeitos da água, gelo e dos movimentos internos da Terra.
P. 19-29
ENERGIA NA SUPERFÍCIE DA TERRA
Entender as forças que provocam mudanças e as fontes dessas energias é compreender o porque e como as paisagens se modificam, Falamos então primeiramente, da força da Gravidade que é força de atração que toda massa exerce sobre outro corpo. A razão pela qual a gravidade na Terra nunca muda é que a massa do planeta também nunca muda. Duas das coisas mais importantes mantidas no chão pela gravidade são a atmosfera e a água nos oceanos, lagos e rios. Embora muito maior que a Lua, o sol tem menor efeito sob as mares devido sua distância à Terra. A elevação da água, é contudo mais