Crioterapia
O Cryo – Cuff é um dispositivo que usa frio e compressão simultaneamente. Ele é usado tanto agudamente após a lesão quanto após cirurgias.
É feito de uma manta de nylon, conectada por um tubo a um resfriador/vaso de cerca de 4L. A água gelada sai do resfriador e passa pela manta. A medida que se eleva o resfriador, aumenta-se a pressão no tubo. Durante o tratamento, a água se aquece; para resfriá-la, é preciso baixar novamente o resfriador para drenar o tubo, misturando a água mais quente e a mais fria, em seguida eleva-se novamente o recipiente para aumentar a pressão no tubo.
A única desvantagem desse equipamento simples mas efetivo, é que a água do tubo tem de ser continuamente resfriada. Entretanto, o Cryo Cuff é portátil, fácil de usar e barato.
POLAR CARE
O resfriador Polar Care é aplicado sobre compressas ou sobre o curativo cirúrgico na sala de cirurgia e utiliza o dispositivo enquanto o paciente estiver hospitalizado.
Suas temperaturas são elevadas o suficiente para que se possa aplicar constantemente.
Os pacientes também devem receber um produto para realizar a crioterapia após a alta hospitalar. O refrigerador polar care não é caro e seu tamanho permite sua utilização em casa.
HEMOGLOBINÚRIA
A hemoglobinúria paroxística do frio (PCH) é um subtipo muito raro de anemia hemolítica auto-imune (AIHA, ver este termo), causada pela presença de auto-anticorpos reactivos ao frio no sangue e caracteriza-se pela presença súbita de hemoglobinúria, geralmente após a exposição a temperaturas frias.
Pensa-se que a PCH contabiliza, no máximo, 2-10% dos casos de AIHA, cuja incidência anual está estimada entre 1/35.000-1/80.000 na América do Norte e na Europa Ocidental.
Os casos agudos afectam quase exclusivamente crianças e são geralmente precedidos por sintomas de infeção. Também ocorrem casos idiopáticos crónicos, mas são extremamente raros. Os casos agudos da doença são caracterizados por um início abrupto com