conceito
Todos nós em diversos momentos da vida somos negociadores, conscientes ou não. Portanto a negociação é um processo social e psicológico que geralmente ultrapassa a proposta econômica básica no qual geralmente as pessoas tende a iniciar.
Exige formas de interação mais hábil, bem como uma abordagem mais ponderada que permite o equilíbrio entre os interesses das partes envolvidas. A economia atual define um cenário em que é indispensável firmar alianças e acordos, sendo necessárias constantes negociações. As empresas não são autossuficientes, portanto elas dependem de parceiros, terceiros e fornecedores para desenvolver as suas atividades com excelência. Matéria-prima, materiais, máquinas, equipamentos, serviços e uma grande variedade de insumos são necessários para manter as suas operações, provenientes do ambiente externo.
O processo de produtivo depende de suprimentos que deve funcionar regularmente, para que não haja erro no processo, acarretando assim em sérios prejuízos para a organização.
O sucesso de uma empresa depende muito da habilidade de negociação dos profissionais que a integram. Isto ocorre, porque negociar, principalmente em compras e vendas envolve a estrutura financeira da empresa, uma vez que este profissional esta estritamente ligado aos gastos da empresa, assim, sendo um bom negociador, e sabendo interagir de acordo com cada situação.
Os lucros com certeza serão maiores. Portanto, este trabalho tem o objetivo de estudar as técnicas de negociação, mostrando como uma negociação pode ser bem sucedida para as duas partes ao mesmo tempo, porque uma negociação onde apenas uma parte lucra, afastará o oponente para futuras negociações. Outra técnica de negociação muito utilizada na atualidade, é o “Leilão Virtual”, que se trata de uma ferramenta do FreeMarketing (mercado livre) que tem como objetivo negociar através do universo da internet, via on-line, permitindo altos lucros e benefícios para a empresa.
Com as