HISTÓRIA DA ARTE E ESTÉTICA E CULTURA DE MASSA
O Documentário mostra alguns países que se tornaram Patrimônios da Humanidade e como se deu a forma de arte em cada um deles pelo estilo do Renascimento.
Florença - Itália
Possui uma rica historia cultural onde a Renascença Européia se iniciou na cidade. Foi designada patrimônio da humanidade em 1982.
Florença era autônoma e era governada por seus artesãos e negociantes, não se deixou comandar por senhores feudais. A arte da cidade é considerada um divisor histórico, tendo seus principais artistas Leonardo da Vinci e Michelangelo. Um de seus principais poetas foi Dante, nascido em Florença.
Um dos presentes do Renascimento foi o estilo de pintura perspectiva, criada por Brunelleschi. Outro nome de poder na época era o de Lorenzo, conhecido como Lorenzo o magnífico, era considerado o patrono das artes e dos jovens artistas. Lorenzo fazia parte da família Médici.
Vaticano - Roma
Roma se tornou quartel general da Igreja cristã além de ter grande papel cultural. Virou patrimônio da humanidade em 1984.
Nos séculos 15 e 16 os papas buscaram enriquecer e proliferar a arte Renascentista com a maior quantidade de obras que poderiam ter na cidade, tornaram se assim patronos das artes.
A basílica de São Pedro, uma das obras mais importantes do Vaticano, comporta obras de artistas como Rafael e Michelangelo. A Capela Sistina, outra importante obra da cidade, foi pintada por Michelangelo que retratou em suas paredes o velho testamento e levou quatro anos e meio para ser acabada.
Salamanca - Espanha
Sofreu uma reviravolta histórica em 1492 e novos desenvolvimentos sociais e culturais demoravam a chegar até lá. É considerada importante cidade histórica, foi designada patrimônio da humanidade em 1988.
Um símbolo do catolicismo na Espanha é a Casa de Conchas, decorada com formas de vieiras que são o símbolo de Santiago. A renascença se fixou na Espanha nos locais de aprendizagem e desenvolverão uma