Mineirais
As rochas são formadas por um ou mais tipos de minerais. Os minerais são uma substância inorgânica, de origem natural e possuem composição química definida, podem apresentar formas que variam desde valiosos cristais até simples grãos. O que irá definir essa variedade é a sua composição química e suas propriedades físicas que possibilitam diferenças nas cores, texturas e tamanho. A rocha é o principal material de origem para formação do solo e quando se fala em solo o assunto se torna mais amplo, pois solo está diretamente ligado à alimentação envolvendo, portanto as questões sociais. Por isso a importância de se estudar o solo em agronomia, pois para que se obtenham plantas saudáveis e uma horta produtiva é necessário que o solo contenha água e a capacidade de retenção de água depende do tipo de solo, como por exemplo, os solos arenosos possuem baixa capacidade de reter água diferentemente dos solos argilosos que além da alta capacidade de reter água são ainda mais resistentes à erosão. E toda essa diferença resulta do tipo de rocha que provem esse solo, se torna necessário entender se o solo é formado de rochas magmáticas, metamórficas ou sedimentares.
Serão trabalhados os seguintes minerais: apatita, gipsita, hematita, goethita, magnetita, pirita, biotita, moscovita, calcita, dolomita, quartzo, feldspato, olivina, anfibólio, piroxênios. Existem milhares de minerais conhecidos em todo o planeta, mas apenas 30 são considerados comuns e fundamentais. Os minerais são identificáveis segundo as suas propriedades, assim é importante conhecer essas propriedades para que se possam identificar os minerais e, conseqüentemente, as rochas em que estes estão associados.
O principal objetivo deste relatório é diferenciar os minerais quanto a sua composição química, propriedades físicas e relação com o uso agronômico. A análise de um mineral por características químicas é um processo mais exato, porem a dificuldade ao acesso a equipamentos e o alto custo torna