rochas e mineirais
Acredita-se que a Terra se formou pelas inúmeras colisões que existiam no Sistema Solar. Deste modo a Terra era um oceano de lava com rochas fundidas com quilômetros de profundidade com temperaturas acima de 4 mil celsos sendo atacada constantemente por meteoritos.
Segundo estudiosos a Terra passava por um processo de lento de resfriamento. De acordo com estudos realizados, acredita-se que a Terra possui 4,5 bilhões de anos.
Há 4,4 bilhões de anos atrás, com o resfriamento terrestre, o planeta formou uma crosta escura resultado de erupções vulcânicas. Daí surgiu à água, que não é de origem terrestre, mas sim de origem extraterrestre que foram trazidos por asteroides cheios de água e gelo.
Entre 4,3 a 4,1 bilhões de anos atrás, enormes quantidades de água evaporavam e se uniam com dióxido de carbono formando nuvem espessas e o resultado foi chuvas constantes, tornando o planeta em um mundo aquático. Com isso Terra era formado por um único oceano ricos em ferro que tornavam as águas verde, e o céu, rico em dióxido, deixava-o envermelhado.
Entre 3,5 a 3,4 bilhões de atrás, a Terra tinha pequenas ilhas, resultante de erupções que não resistiam a fúria das águas, daí surgiu o granito que também era resultante de erupções, mas em compensação eram mais compactos, resistentes que deram origem a um crosta continental.
Há 2,5 bilhões de anos atrás os granitos foram crescendo formando protocontinente, com isso em diferentes áreas do globo foram encontrados praias rasas que sob a luz do sol surgiram o primeiro tipo de vida, os estromatóilitos, que sob raios solares deram a origem do oxigênio no planeta.
Há 2,2 bilhões de anos atrás o ferro saiu dos oceanos e foram para os continentes tornando o oceano azul.
Há 1,5 bilhão de anos atrás a Terra através das tectônicas de placas (deriva continental) formou um só continente (Godinea).
Ao lado dos estromatólitos a Terra tinha forma de vida primitiva