Minas e a emancipação politica do brasil
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES
DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA
HIS 333- TEMAS EM HISTÓRIA DE MINAS
PROF. FÁBIO MENDES
MINAS E A EMANCIPAÇÃO POLÍTICA DO BRASIL
VANESSA ALVES DA CRUZ- 62776
VIÇOSA – MG
2011
Neste trabalho busco analisar a participação mineira na independência do Brasil e a repercussão desta na província a partir das idéias que circulavam na província e que estavam presentes nas edições do Compilador Mineiro, um periódico considerado patriótico que apoiava o Império Brasileiro.
De acordo com o periódico, Minas apoiava a Independência e outras províncias que também lutavam pela causa da pátria, entre elas destaca-se a província do Maranhão caso que teve grande repercussão em Minas. Mesmo após a proclamação da Independência vária províncias continuavam obedecendo ordens portuguesas, algumas devido às autoridades da província que eram vinculadas a Portugal, outras por estarem sob ameaça de tropas lusitanas.
“Parece que a opinião pública da Província do Maranhão sempre foi pela independência de Portugal, e adhesão à causa da Pátria; mas não se tinha podido manifestar pela oppresão, em que jazia.”
Após a chegada de Lord Cochrane ao Maranhão e a expulsão das tropas lusitanas das províncias as autoridades decidiram apoiar a Independência e reuniram-se na casa do governador das armas e decidiram prestar obediência ao Imperador, a partir de então começaram a providenciar que outras províncias aderissem à causa do Império acirrando a luta contra Portugal. A província de Minas manifesta apoio aos maranhenses que lutaram a favor da Independência e em 1823 se libertaram do “jugo lusitano” e se juntaram a “família brasileira”.
O periódico publicava partes da constituição do Império mostrando claramente seu apoio à causa da Pátria e seu interesse na divulgação da mesma entre os mineiros na busca por dissipar eventuais focos de apoio aos portugueses.
Com esse mesmo intuito o capelão José Joaquim Viegas de