fundamentos historicos,teoricos e metodologico do serviço social
O processo de Independência em primeiro lugar, não foi um ato isolado do Príncipe D Pedro, foi um acontecimento que integra o processo da crise do Antigo Sistema Colonial, iniciada com as revoltas de emancipação no final do Século XVIII.
Em segundo lugar, perceber que a Independência do Brasil, restringiu-se a esfera politica, não alterando em nada a realidade socioeconômica.
No Brasil a crise do Antigo Sistema Colonial, foi marcada pelas rebeliões de emancipação destacando-se a Inconfidência Mineira e a Conjuração Baiana. Era apenas o inicio do processo de Independência Politica no Brasil. E todos estes fatos era na verdade a decadência do Antigo Regime Europeu, debilitado pela Revolução Industrial na Inglaterra e principalmente pela difusão do liberalismo econômico dos principais iluministas, que juntos foram base ideológica para a Independência dos Estados Unidos (1776) e para a Revolução Francesa (1789). Os movimentos de Emancipação.
A Inconfidência Mineira destacou-se por te sido o primeiro movimento social republicano-emancipacionista de nossa Historia.
Alguns pontos que contribuíram para debilitar como movimentos foram a precária articulação militar e a postura regionalista, ou seja, reivindicaram a emancipação e a republica para o Brasil e na pratica preocupavam-se com problemas locais de Minas Gerais.
Os lideres do movimento foram presos e enviados para o Rio de Janeiro por crime de Inconfidência (falta de fidelidade ao Rei).todos negaram suas participações, menos Joaquim Jose da Silva Xavier conhecido como Tiradentes, o de mais baixa renda social foi o único condenado a morte por enforcamento. Sua cabeça foi cortada e levada para Vila Rica.
Seu corpo foi esquartejado e espalhado pelos caminhos de Minas Gerais (21 de Abril de 1789).
Nove anos mais tarde iniciava-se na Bahia a Revolta dos Alfaiates, também chamada de Conjuração da Luz deu um sentido mais intelectual ao movimento de