Fundamentos historicos, teoricos e metodologicos do serviço social
Fundamentos históricos teóricos e metodológicos do Serviço social
RA
Jaína Geovana Figueiredo L. Santos 278765
Simonete Silva Pereira 282156
Irecê - BA
2011
Atuação Profissional X Serviço social Assistência Social é uma profissão de caráter interventivo, que se utiliza do instrumental científico multidisciplinar das Ciências Humanas e Sociais para análise e intervenção em situações da realidade social em que estão presentes os reflexos das questões sociais. O Serviço Social organizou sua metodologia atuando por meio de três técnicas:
1) O Serviço Social de Caso: Utiliza-se a abordagem individual, tendo comunidade a família, com o objetivo de atuar nos fatores causais ou problemas em potencial interligados à situação saúde, no contexto sócio-econômico-cultural e emocional. Utilizada abordagem individual como instrumento de identificação de situações-sociais problemas comuns à população, para planejamento posterior de atividades grupais e programas específicos.
2) O Serviço Social de Grupo: Utiliza-se da abordagem grupal nas situações sociais problemas identificados em um número significativo de clientes. Participa e organiza grupos para i participação no processo social.
3) O Serviço Social de Comunidade: Mantém o entrosamento das instituições da área, visando o conhecimento das necessidades comunitárias e estabelecendo-se atividades conjuntas para o aproveitamento total e dinâmico dos recursos existentes. Entre os principais campos de atuação profissional de um assistente social estão: redes de serviços sociais do governo, hospitais, escolas/creches, centros de convivências, administrações municipais, estaduais e federais. A profissão é regulamentada no Brasil pelo Conselho Federal de Serviço Social. O principal campo de atuação desse profissional no Brasil são os órgãos públicos. Grande parcela das prefeituras