os fundamentos históricos, teóricos e metodológicos do serviço social
FACULDADE DE FILOSOFIA, CIENCIAS E LETRAS DE CAJAZEIRAS- FAFIC CURSO DE BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL. DISCIPLINA: OFICINA DE PRATICA II DISCENTE: GEANY LEITE.
CARDOSO, Maria de Fátima Matos/Breves reflexões sobre os fundamentos históricos, teóricos e metodológicos do serviço social. São Paulo. LCTE Editora, 2008. Pág.13-22.
RESUMO: Maria de Fátima reforça nosso entendimento sobre os fundamentos históricos, teóricos e metodológicos do serviço social, de forma bem sucinta, ressaltando alguns pontos marcantes da intervenção profissional e sua intima relação com a conjuntura de cada momento. O surgimento da profissão no Brasil ocorreu na década de 1930, época em que o país estava se industrializado. O modo como o capitalismo se instala no país, fortemente vinculado aos processos de industrialização, produz transformações no processo migratório do campo para os grandes centros, mais especificamente do Norte para o Sul do país, com consequências para a concentração urbana, precarização da infraestrutura, aumento dos conflitos nas relações trabalhistas, e o desdobramento de questões Sociais, cuja complexidade impõe um reordenamento das praticas de Assistência Social no país. Desigualdade, má distribuição de renda, pessoas não obsorvidas pelo mercado de trabalho, chamou atenção da burguesia emergente deste capitalismo monopolista, que aliado ao clero da Igreja Católica, estimula iniciativas de ações leigas de assistência social para os ‘‘rebeldes’’. Este posicionamento se fez presente no século XX,quando os reflexos da questão social apresentavam-se exacerbadamente,obrigando assim a reorganização do estado assim como toda a fração dominante. O perfil das práticas do Serviço Social vai se reformulando das ações voluntariosa, assistencialista e vinculada ora á Igreja, ora