Minamata tragedia
Poder como capacidade ou possibilidade de agir, de produzir efeitos desejados sobre indivíduos ou grupos humanos. Para a existência do poder é necessário a ação de dois atores sociais: aquele que exerce o poder e o outro sobre o qual o poder é exercido.
Força não entendida como física, mas como canalizadora da potência e de sua determinação. É graças a ela que se pode definir a potência na ordem nas relações sociais ou, mais especificamente, políticas.
2
3 Por que na democracia o conflito é bastante exposto e desenvolvido pelo embate de idéias, pela pluralidade existente.
Opostamente pra melhor entender, onde há ausência de democracia, num regime absolutista por exemplo, os conflitos são abafados e dizimados pela uniteralidade de quem exerce o poder.
4 Autoritarismo descreve uma forma de governo caracterizada pela ênfase na autoridade do Estado em uma república ou união. É um sistema político controlado por legisladores não eleitos que usualmente permitem algum grau de liberdade individual.
Totalitarismo (ou regime totalitário) é um sistema político no qual o Estado, normalmente sob o controle de uma única pessoa, político, facção ou classe, não reconhece limites à sua autoridade e se esforça para regulamentar todos os aspectos da vida pública e privada, sempre que possível.
5 Acho que apesar de vivermo em um país de democracia, isso não passa apenas de gogó. Pois, a realidade é bem diferente. Vemos tantos preconceitos, discriminações, censura em um país que se diz igual entre todos. Censurar é privar a liberdade e sendo que a democracia não comunga com tal hipótese, pois defende o direito de ir e vir, de ser livre. Porque a censura é um modo pelo qual a ditadura, totalmente o contrário de democracia, encontra de censurar, proibir a mídia, livros, músicas etc de falar mal do governo ditatorial. Por isso que é incompatível. Na democracia, TODOS são livres de fazerem o que