Minamata e Mar de Aral
Mar de Aral
Os desastres de Minamata e do Mar de Aral são considerados 2 dos 10 maiores desatres ambientais do mundo, ocupando o 9º e 7º lugar, respectivamente. Localização
Minamata
O lançamento de mercúrio no oceano
Minamata
Na busca pelo progresso, o interesse político e de grandes empresas foi colocado a frente de tudo. O principal caso disso é Minamata, no Japão.
No local a economia era baseada na pesca. Em 1952 os gatos da região começaram a se comportar de forma estranha. Porém a população ignorou o problema, até que começou a acontecer o mesmo com humanos.
Minamata
Nos humanos, alguns dos sintomas eram a tremedeira descontrolada, a dificuldade de fala e andar em linha reta. Os principais efeitos permanentes foram a surdez, a perda de equilíbrio e os danos irreversíveis ao sistema nervoso. O medo aumentou quando mães começaram a dar a luz a crianças deficientes.
Essa doença, até então desconhecida, se propagou inicialmente entre os pescadores e suas famílias. Foi considerada contagiosa e estes foram afastados da sociedade. Minamata
Ao investigarem as causas da doença, a primeira suspeita foi para a companhia petroquímica Chisso, a principal empregadora da população local.
Desde 1930 a empresa usava o mercúrio como agente catalítico na produção do plástico. Após o uso, o mercúrio era lançado diretamente no oceano, contaminando todo o fundo.
Para eliminar a suspeita, a empresa contratou uma equipe para investigar a
“doença misteriosa”.
Minamata
A empresa, realizando experimentos em gatos, descobriu que a doença foi causada pelo poluição dos rios, que deixou os peixes doentes. Porém, a descoberta foi mantida em segredo.
Em 1959, 3 anos depois de aparecerem os sintomas em humanos, investigadores independentes descobriram a causa da doença e a levaram ao público.
Os pescadores se manifestaram bloqueando o porto, mas a empresa enviou a policia para intervenção. Minamata
A empresa colocou um filtro gigante que devia purificar a água