Relação dos 10 maiores desastres ambientais do mundo
10 – Three Mile Island Conhecido como “Pesadelo Nuclear” o desastre ocorreu em 9 de abril de 1979. O reator da usina nuclear “Three Mile Island” na Pensilvânia passou por uma falha mecânica aliada a erro humano e lançou gases e efluentes radioativos em um raio de 16Km. A população não foi informada sobre o acidente, havendo a evacuação da população apenas dois dias após o ocorrido. Não houve mortes relacionadas ao acidente.
9 – Doença de Minamata Em 1954 em Minamata, uma ilha localizada no sudoeste do Japão os moradores começaram a observar um comportamento estranho nos animais, principalmente os gatos que começavam a ter convulsões e saltar no mar, inicialmente foi chamada de “Doença da Dança do Gato”. Em 1956 a doença se manifestou no primeiro humano, sendo conhecida como “Doença de Minamata”, causando convulsões, perda e descontrole das funções motoras. Dois anos após estudos concluiu que a doença estava relacionada ao envenenamento das águas com mercúrio e outros metais pesados, infectando peixes e mariscos que eram a principal fonte de alimentação da população local.
8 – Nuvem de Dioxina em Seveso Em 10 de julho de 1976 em Seveso no norte da Itália, houve uma explosão em uma fábrica de produtos químicos, lançando uma espécie de nuvem composta de dioxina, que se estacionou sobre a cidade. Inicialmente a população não deu importância ao efeito. Os primeiros impactos foram observados nos animais que começaram a morrer gradativamente. Um agricultor que encontrou seu gato morto, ao ver que em apenas um dia o grau de deterioração do animal estava muito avançado, acionou os órgãos responsáveis que constataram que o gato tinha se desfeito como se tivessem lhe jogado ácido, sobrando apenas seu crânio. Dois dias após foram relatados efeitos em humanos (feridas na pele, desfiguração, náuseas e visão turva).
7 – O Mar de Aral O que já foi o 4º