Desastres Ambientais
Pense em desastre ambiental. Certamente tsunamis, terremotos e deslizamentos surgiram na sua mente, não? E se retirarmos o fator "natureza selvagem", ou seja, algo sobre o qual não podemos controlar?
Acidentes nucleares e derramamento de petróleo devem estar na sua mente agora. Milhões de aves mortas por causa de óleo nos mares, milhares de pessoas atingidas pela radiação.
Pois, com base em pesquisas, temos a seguir os Principais Desastres Ambientais já registrados, desastres estes que afetaram muita gente e muitos dos desastres continuam acontecendo semelhantemente pelo mundo a fora.
Muitos dos desastres são causados pela própria natureza, mas outros já são ocasionados pela ação do homem, muitos que poderiam ser evitados, mas de nada vem sendo feito.
Desastres Ambientais
Principais Desastres Ambientais no Mundo
Three Mile Island
Conhecido como “Pesadelo Nuclear” o desastre ocorreu em 9 de abril de 1979. O reator da usina nuclear “Three Mile Island” na Pensilvânia passou por uma falha mecânica aliada a erro humano e lançou gases e efluentes radioativos em um raio de 16Km. A população não foi informada sobre o acidente, havendo a evacuação da população apenas dois dias após o ocorrido. Não houve mortes relacionadas ao acidente.
Doença de Minamata
Em 1954 em Minamata, uma ilha localizada no sudoeste do Japão os moradores começaram a observar um comportamento estranho nos animais, principalmente os gatos que começavam a ter convulsões e saltar no mar, inicialmente foi chamada de “Doença da Dança do Gato”. Em 1956 a doença se manifestou no primeiro humano, sendo conhecida como “Doença de Minamata”, causando convulsões, perda e descontrole das funções motoras. Dois anos após estudos concluiu que a doença estava relacionada ao envenenamento das águas com mercúrio e outros metais pesados, infectando peixes e mariscos que eram a principal fonte de alimentação da população local.
Nuvem de Dioxina em