Minamata disease
01 de maio de 2006 Japão, marcou o 50 º aniversário do reconhecimento da doença de Minamata, uma doença causada pela poluição que os funcionários eram lentos para enfrentar e cujas vítimas incluem milhares ainda buscam reconhecimento e compensação.
Cerca de 600 pessoas, incluindo as vítimas de todo o país, participaram de uma cerimônia na cidade ao longo Baía de Minamata, que se tornou infame para o envenenamento por mercúrio de uma planta Corp Chisso. Funcionários inicialmente esperado cerca de 1.000 pessoas, mas a chuva ocasional e ventos fortes podem ter mantido algumas pessoas de distância.
Ministra do Meio Ambiente Yuriko Koike e Chisso Presidente Shunkichi Goto, cuja planta, que data da década de 1930, foi acusado de causar a tragédia por dumping mercúrio orgânico na baía ao longo de décadas, estavam entre os participantes. Embora 01 de maio é o dia que a doença foi oficialmente reconhecido, o surto se acreditava ter ocorrido anos antes.
Um por um, os funcionários se aproximou, oferecendo orações e flores na frente de um memorial de pedra, onde pequenas figuras de barro de marisco estava em sua base. "Para todos as formas de vida perdidos no mar Shiranui. Esta tragédia não se repita. Descanse em paz", lê a inscrição.
Vítimas da doença de Minamata, algumas orações horrivelmente desfigurado e em cadeira de rodas, também oferecidos e depoimentos de meio século de discriminação e