mina do brejui
Juridicamente, é uma sociedade anônima de capital fechado (constituída pelos herdeiros do Desembargador Tomaz Salustino Gomes de Melo), representados no Conselho de Administração formado por dez (10) Conselheiros, cada um representando 10% do seu capital. A atual diretoria é formada pelo Engenheiro de Minas Reno Moreira Bezerra – Diretor Presidente, Engenheiro Civil/Segurança Tomaz Salustino Soares - Diretor Industrial e Administrativo.
SCHEELITA é um tungstato de cálcio CaWO4, constituindo uma importante fonte de Tungstênio (W); um mineral metálico não ferroso que apresenta alta densidade e o mais alto ponto de fusão, superior a 4.500 ºC e boa condutividade elétrica.
É usada nas Indústrias:
Metalúrgica: ligas metálicas, aços rápidos, metal duro
Elétrica: filamentos de lâmpadas, contatos elétricos para fornos de altas temperaturas, equipamentos de raio-x.
Indústria mecânica: brocas, ferramentas de cortes e perfurações, material abrasivo.
Indústria de Canetas: é muito usado para fabricação das pontas de canetas esferográficas.
Indústria Aeroespacial: motores de foguetes, turbinas de aviões, revestimentos de mísseis.
Indústria Bélica: projeteis, canhões, metralhadoras.
Indústria Petrolífera: Ferramenta de perfuração de rocha. O potencial econômico mineral da Mineração Tomaz Salustino está representado não só pela SCHEELITA como também, pela volumosa jazida de CALCÁRIO a que o minério está associado: 88 milhões de toneladas com teor médio de CaO 50,75%. Esse calcário poderá ser utilizado em varias industrias: cimento, cal, industria de tintas, adubos, corretivo do solo, cerâmica branca, industria do açúcar, fabricação de vidros e muitas outras.
Ocorre também,