Miltaum
256 palavras
2 páginas
1. Dogmatismo é um termo usado pela filosofia e pela religião. Dogmatismo é toda doutrina que afirma a capacidade do homem de atingir a verdade absoluta e indiscutível. Na religião, corresponde ao conjunto de dogmas e na filosofia é o pensamento contrário à corrente do ceticismo que contesta a possibilidade de conhecimento total da verdade. É uma espécie de fundamentalismo intelectual onde expressa verdades que não são sujeitas a revisão ou crítica. 2. Exemplo: uma professora fuma cigarro na sala de aula é uma atitude de estranhamento diante deum fato que pode ser simples se encarado com naturalidade.
3. EXISTE EM TORNO DE CADA COISA DUAS AFIRMAÇÕES OPOSTAS. POIS SEMPRE É POSSÍVEL DIZER E CONTRADIZER. ISTO É, JUSTIFICAR COM RAZÃO A FAVOR E NEGAR COM RAZÃO OPOSTA./ NÃO EXISTE ***VERDADE*** ABSOLUTA, JÁ QUE NÃO HÁ CRITÉRIO OBJETIVO E INABALÁVEL PARA DISCERNIR O SER DO NÃO SER./ A OPINIÃO ERRA A VERDADE É O SABER E É INFALÍVEL !
4. ALÉTHEIA - refere-se ao que as coisas são, ao que foram e sempre serão;
VERITAS - refere-se aos fatos que foram, isto é, acontecimentos que se deram tais como são relatados;
EMUNAH - refere-se a coisas que serão, o que virá a ser ou acontecer porque assim foi prometido;
Nossa concepção de verdade é uma síntese das três fontes e por isso se refere a percepção das coisas reais (alétheia), à linguagem que relata os fatos (veritas) e à expectativa das coisas futuras (emunah).Portanto refere-se à realidade=alétheia, à linguagem=veritas e à confiança/esperança=emunah