Carnaval
O carnaval teve uma época totalmente liberal, até mesmo para os padres que nesses dias usavam máscaras e dançavam com mulheres. O carnaval foi se “aprimorando” cada vez mais, mas alguns costumes não continuaram, os padres não costumam festejar esses dias por achar que é algo banal, mas o significado continua o mesmo, em você festejar e dar altas risadas, e talvez até se fantasiar de outra pessoa.
2. A Vigilância da Igreja sobre a sociedade e os limites que esta precaução possuía. E hoje como é realizada esta “Vigilância?” Discuta o significado da expressão “válvula de escape”, usado no texto e o porquê desta válvula de escape.
Atualmente a igreja não se importam tanto com o limite que a sociedade ultrapassa, eles se tornaram um pouco mais “liberal”, claro que eles continuam pregando coisas sobre o que é certo, errado, o que deve ou não fazer, mas eles deixam mais a sociedade escolher o seu caminho. Expressão “válvula de escape” nada mais é que um refúgio do mundo, é você se soltar, viver sem medo, é ser apenas você sem medo do que as pessoas iram pensar ou dizer, e no texto ela é usada como saída da quaresma, de suas penitências e à abstinência de carne por 40 dias.
3. Identifiquem as permanências, os costumes que permaneceram presentes na celebração do Carnaval até os dias de hoje.
O que permaneceu foi a sociedade se fantasiar nos dias do carnaval, continuar sendo uma ‘’manifestação’’ que acontece em um espaço onde um mundo totalmente diferente é criado, sem lei contra a liberdade, um mundo entre a vida e a arte, baseada no riso e na festa.
4. Contribuição positiva e ou negativa para a sociedade nos dias de hoje.
Fez com que a sociedade se sentisse mais livre pelo menos por alguns dias, por sorrir e sentir prazer na vida depois de apenas trabalhar de segunda a segunda, de fazer com que “sumisse” de alguma forma o “racismo” sobre qualquer um nessa sociedade