Te Cnica Da Mediunidade Carlos Torres Pastorino
60426 palavras
242 páginas
Técnica da MediunidadeC. TORRES PASTORINO
TÉCNICA
DA
MEDIUNIDADE
Prefácio do Gen. Dr. Manoel Carlos Netto Souto
Capa de Luiz Goulart
2
Técnica da Mediunidade
3
EXPLICAÇÃO
ESTE LIVRO é um “ensaio”, do qual muitos tópicos foram publicados na revista
“Sabedoria”.
Não somos técnicos nem especialistas: apenas estudiosos, que procuramos divulgar o resultado de nossa pesquisas para o público, em linguagem acessível, quase didática.
Desde Kardec, afirma-se que o Espiritismo é ciência. Mas até agora nada encontramos na doutrina que mostrasse a mediunidade fundamentada nos fatos físicos e biológicos.
Damos aqui nossa contribuição quase esquemática, apenas abrindo portas e apontando rumos. Se desenvolvidos os temas por especialistas e técnicos, com experiências e pesquisas de laboratório, poderá cada capítulo deste ensaio transformar-se num livro compacto, que trate de física, eletricidade, magnetismo, anatomia, fisiologia, bioquímica, etc., constituindo, então, textos para estudos em Faculdades de Espiritismo.
A todos entregamos o fruto de longos anos, com as hipóteses que formulamos dentro de nossa experiência.
Nossos votos dirigem-se aos especialistas, para que aprofundem este ensaio; e aos médiuns, para que narrem suas experiências. Não pedimos confirmação do que aqui está escrito: desejamos somente a VERDADE REAL, que poderá aprovar ou rejeitar nossas conclusões, pois este ensaio é, de fato, um ENSAIO.
Rio, 4 de novembro de 1969
C. Torres Pastorino
Técnica da Mediunidade
4
APRESENTAÇÃO
TEMOS A IMPRESSÃO de que Pastorino, com este Ensaio, dá vigorosos passos na
Segunda Milha, que nos levará à previsão de Claude Bernard, que “tempo virá em que o santo, o filósofo e o sábio falarão a mesma língua”. É uma atitude aberta, não dogmática, que procura explicar dentro dos conhecimentos científicos, fatos que tantos sentem e vivem, mas que a ciência ortodoxa nega que ocorram, pelo simples fato de não poder explicá-los.
Vejamos o que dizem Pauwels e Bergier a