Milk run, just in time e kanban
É um sistema que determina que nada deve ser produzido, transportado ou comprado antes da hora certa. Pode ser aplicado em qualquer organização e é muito importante para auxiliar a redução de estoques e os custos decorrentes do processo.
Com o Just in Time, o produto chega ao local de utilização somente no momento necessário, ou seja, os produtos são fabricados ou entregues a tempo de serem vendidos ou montados (não existe estoque parado).
O próprio conceito do termo é relacionado a produção por demanda, onde vende-se o produto para depois comprar a matéria-prima e só mais tarde fabricá-la ou montá-la.
Nas fábricas onde está implantado o Just in Time, o estoque de matérias-primas é mínimo e suficiente para poucas horas de produção.
Os fornecedores devem ser treinados e capacitados para que possam fazer entregas de pequenos lotes na freqüência desejada. A redução do número de fornecedores para o mínimo possível é um dos fatores que mais contribui para alcançar os potenciais benefícios do sistema Just in Time.
Milk Run:
Como surgiu?
Milk Run (corrida do leite) é o processo de um transportador passar em duas ou mais fazendas sem passar pelo mesmo lugar, retirando o leite e em seguida, entregá-lo a uma empresa de laticínio. Essa técnica era adotada pelos produtores de leite nos Estados Unidos e hoje vem sendo utilizada na indústria automobilística.
O que é Milk Run?
É um sistema de coletas programadas de materiais, que utiliza um único equipamento de transporte, normalmente de alguma transportadora para realizar as coletas em um ou mais fornecedores e entregar os materiais no destino final, sempre nos horários estabelecidos. Esse sistema de coleta programada de peças, permite um maior controle sobre as peças realmente necessárias e utiliza uma maior frequência de abastecimento, consequentemente, reduz os estoques.
O Milk Run possibilita um bom ambiente para a introdução, manutenção