Milk run
CAPÍTULO 1 – INTRODUÇÃO
1.1 – Justificativa do tema
O sistema Milk Run consiste na coleta programada de peças junto aos fornecedores das montadoras, e diferentemente do sistema de abastecimento denominado Convencional no qual o fornecedor entrega suas peças na planta da montadora. A análise desenvolvida neste TCC, visou estudar a redução de estoque na cadeia de suprimentos com o novo sistema implantado, verificando quais os custos pertinentes a esta nova técnica, qual o papel do fornecedor, da montadora e do operador logístico (transportadora) no novo processo e suas vantagens em relação ao sistema Convencional.
Para levantamento do problema em estudo, a adoção do sistema Milk Run, foram realizadas pesquisas junto às áreas de programação, logística de fábrica e suprimentos. Alguns fornecedores, que participam deste sistema, também foram visitados para compreender como, na prática, é realizada a coleta programada, suas vantagens e desvantagens. Operadores logísticos, que executam a operação de transporte para a Volkswagen também foram visitados.
Através destas atividades realizadas junto a esses fornecedores e operadores logísticos, foi possível analisar os diferentes sistemas logísticos adotados na Planta e comparar suas diferentes aplicações e definir qual o sistema mais eficiente e rentável tanto para a montadora quanto para seus fornecedores, utilizando casos práticos demonstrando sua real eficiência.
1.2 - Objetivo
Caracterizar e analisar um novo sistema de abastecimento de suprimentos que está sendo adotado por diversas indústrias automobilísticas nacionais, denominado Milk Run, apresentando suas vantagens e desvantagens.
Capítulo 1 - Introdução
1.3 – Metodologia O sistema de trabalho utilizado foi apoiado em pesquisas bibliográficas, trabalhos realizados junto aos