Os Temperamentos
Texto: Cl. 3:13
INTRODUÇÃO:
Muitos não aceitam outras pessoas com temperamentos diferentes. A Bíblia fala de amor!
Temperamentos são características que estabelecem a maneira de uma pessoa atuar.
Nos temperamentos devemos melhorar as áreas fortes e fortalecer (restaurar) as fracas. Como cristão devo procurar ser o melhor principalmente se estiver em posição de liderança.
Gostamos de elogios, mas não gostamos de confrontos com nossas debilidades e é o que Deus fará hoje. Não se esconda atrás da desculpa “eu nasci assim”.
Nenhum temperamento é melhor que outro. Existem 4 tipos e todos têm qualidades e debilidades.
1. Sanguíneo
Brinca, salta, não para, bate o pé, não fica quieto, é conversador, tem muito carisma, aonde chega grita: Estou aqui, sempre faz algo para anunciar que chegou.
- Debilidades do Sanguíneo
a. É pouco confiável. Pedro era sanguíneo. “Sabe Jesus, darei a minha vida por Ti”. Pouco depois o nega. O sanguíneo fala muito.
b. Inconstante. O sanguíneo é assim, Pedro lançou-se no mar e depois vacilou. O sanguíneo atua por emoções.
c. Egocêntrico Quer ser o centro das atenções em tudo
d. Impulsivo Atira-se sem pensar muitas vezes nas conseqüências.
Fraquezas e problemas causados:
Fraquezas: tomar atitudes baseadas em seus sentimentos, ser impaciente, ter vontade fraca e dificuldade para terminar o que começa. Problemas causados: É uma pessoa precipitada, se distrai com facilidade, desperdiça tempo e conversa, irrita-se facilmente, instabilidade financeira e profissional, não é persistente.
2. Melancólico
Chora por tudo e faz uma tempestade num copo de água, pois é muito sensível. Se é elogiado, chora, se não é elogiado, chora.
Expressa todos os sentimentos. Reprime-se por qualquer coisa.
Para o melancólico 100% é pouco, pois ele é detalhista e perfeccionista. Muito perfeccionista.
É uma pessoa negativa, porém faz as coisas muito bem. Sempre planeja. Sempre tem métodos para agir e chegar a algum lugar. Dedica-se a tudo que faz.
-