Iluminismo
O Iluminismo foi um período da história europeia que, além de decretar o declínio das políticas absolutistas, possibilitou ao homem uma nova maneira de entender o mundo. As ideias iluministas foram colocadas em prática por filósofos e cientistas que resolveram interpretar a natureza humana através da ciência. Dessa forma, o racionalismo foi a palavra-chave dessa mudança que inaugurou o período que ficou conhecido por Século das Luzes, colocando a razão científica como uma maneira de investigar a vida.
Cientistas de diversas áreas passaram a pesquisar sobre as leis do universo, com objetivo de desmitificar a interferência divina na natureza. Outros procuraram contribuir com estudos no campo da política e das leis, tentando construir uma sociedade mais racional, tendo o homem como o centro de tudo. Diante disso, a ciência tornou-se o caminho em busca de repostas e soluções para os problemas da humanidade.
Entre os teóricos mais conhecidos desse período estiveram: Montesquieu (1689 – 1755), que foi autor do livro chamado “O Espírito das Leis”, o qual propôs um governo mais democrático e menos centralizado; Voltaire (1694 – 1778), que criticou o discurso da igreja católica; e Jean-Jacques Rosseau (1712 – 1778), que em sua obra “O contrato social” criticou as estruturas políticas do absolutismo e desenvolveu a tese da democracia popular em que o povo teria suas necessidades atendidas.
Os ideais iluministas promoveram intensas transformações sociais e científicas. O homem passou a ter uma nova alternativa de