MILHO CRIOULO
CURSO DE GRADUAÇÃO EM BACHARELADO EM GASTRONOMIA
ANA VELASQUE
FELLIPE FERNANDES
DISCIPLINA: SISTEMA DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS
PROFESSOR: PAULO CESAR NAPOLLI
O ERP ( ENTERPRISE RESOURCE PLANLING)
FLORIANÓPOLIS, SC.
2013
ANA VELASQUE
BRUNO MAIA ROCHA DANIEL SCHENKEL
FELLIPE FERNANDES
GUSTAVO KASSAI
UTILIZAÇÃO DO MILHO CRIOULO NO BRASIL
Trabalho da disciplina Cozinha das Américas do curso bacharelado em gastronomia das Faculdades ASSESC.
FLORIANÓPOLIS, SC
2013
Cada dia a natureza produz o suficiente para a nossa carência. Se cada um tomasse o que lhe fosse necessário, não havia pobreza no mundo e ninguém morreria de fome.
Mahatma Gandhi
RESUMO
VELASQUE, Ana, et al. Utilização do milho crioulo no Brasil. Florianópolis. 2013. xx p. Trabalho da disciplina Cozinha das Américas do curso de Bacharelados de Gastronomia das Faculdades Integradas ASSESC, 2013.
O México é o centro de origem e diversidade do milho crioulo que vem da região dos vales centrais da região de Oaxaca, portanto seu cultivo tem grande importância na economia e cultura do país e no mundo. Sementes crioulas podem produzir mais alimentos com menos custos tornando seu cultivo atraente além de produzirem alimentos mais saudáveis e contribuírem para a preservação ambiental podendo se adaptar melhor à região nativa tornando mais independentes ao uso de tecnologia. Há diferenças entre o milho crioulo e o milho verde. O primeiro é mais maduro, possui um grão maior e favorece o consumo, pois rende mais. Sua coloração é mais acentuada, chegando a tons avermelhados. O milho verde tem gosto mais adocicado. O plantio das sementes crioulas ocorre em algumas regiões do Brasil. No estado do Rio Grande do Sul é cultivado em municípios como