Migrações Externas
O Memorial do Imigrante, antiga Hospedaria dos Imigrantes, no bairro do Mooca, em São Paulo. A imigração italiana no Brasil foi intensa, tendo como ápice a faixa de tempo entre os anos de 1880 e 1930. A maior parte dela se concentrou na região do estado de São Paulo.
Com a criação das capitanias hereditárias e o início da lavoura de cana-de-açúcar, houve a fixação dos portugueses e escravos negros no país, sobretudo no litoral dos atuais estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia e Pernambuco.
Durante o período colonial, ocorreram diversas invasões estrangeiras no Brasil, especialmente dos franceses, holandeses e britânicos. Alguns deles chegaram a se fixar em pontos do território, mas acabaram sendo expulsos pelos índios ou pelos portugueses.
Resumindo: as mais importantes correntes imigratórias no Brasil colônia foram a dos portugueses, que teve início em 1530 e finalizou em 1986. A partir desse ano, houve uma inversão do fluxo explicada pelo ingresso de Portugal na União Europeia.
Com a colonização no século XVI e XVII, ocorreram migrações espontâneas de povoamento ou exploração e forçadas. Você já pôde conhecer o que aconteceu no Brasil no período colonial, no tema 1 de História. Então, você é capaz de responder por que neste período histórico ocorreram as migrações?
A partir dos séculos XVIII e XIX, até o início do século XX, o mundo conheceu um movimento migratório de grandes proporções.
Nesse