A Terapia Ocupacional no contexto da Multi, inter, e transdisciplinalidade sob um olhar filosófico. I
1793 palavras
8 páginas
UFRJ- Universidade Federal do Rio de JaneiroCCS-Centro de Ciências da Saúde
Faculdade de Medicina
Departamento de Terapia Ocupacional
Curso de Terapia Ocupacional
Disciplina: Metodologia Cientifica
Aluna: Bárbara Pastore
2014.1
Referência Bibliográfica
MARTINS, A. Multi, inter, e transdisciplinalidade sob um olhar filosófico. In: VEIT , M. T. (org.) Transdisciplinalidade em oncologia: caminhos para um atendimento integrado. São Paulo: ABRALE / HR, 2009, p. 24-30.
Resumo
O presente artigo de André Martins, denominado multi, inter e transdiciplinaridade sob um olhar filosófico, é descrito respectivamente em três tópicos: da ciência moderna ao cientificismo e sua relação histórico-genealógica com a especialização; crise da ciência, crise da razão. Ou crise do cientificismo e de uma certa racionalidade?; e disciplinaridade, multi, inter e transdiciplinaridade.
A exposição do primeiro tópico apresenta Newton como um dos gigantes fundadores da física clássica e dessa forma da ciência moderna, pois ele ainda não era um próprio pesquisador, já que seus interesses incluíam saberes como alquimia e a teologia. Desse modo, Newton pretendia buscar limitações de qualquer forma de conhecimento não apenas aquilo que já se encontrava estabelecido pela ciência. É eventualmente o que pode ser simplificado nessa sua passagem: “fui apenas um menino que brincava na praia e se divertia procurando pedrinha mais lisa e uma conchinha mais bonita do que as outras, enquanto o oceano da verdade se estendia à minha frente.”(p.01)
De acordo com tal simplificação é possível evidenciar a ciência, sendo a própria verdade da natureza. Na qual, ela se mostra como um instrumento da natureza. A partir da ciência, houve a criação de um cientificismo, ou seja, algo que se expressa de maneira não cientifica, porém se opondo a ela. Dessa forma, a ciência faz com que os modelos formais se reduzam ao real.
Para uma melhor exemplificação da ideia anterior, o