Mies van der rohe
O arquiteto nasce na Alemanha e foi considerado um dos maiores arquitetos do século XX juntamente com Le Corbusier, Frank Lloyd Wright e Walte Gropius. Ele foi um dos principais representantes da arquitetura do vidro e do aço, na qual suas obras eram marcadas por uma arquitetura ousada de pureza, rigor , ordem, sinceridade e autenticidade, sempre voltada às novas tecnologias. Mies Van Der Rohe utilizou o cimento e estruturas de aço em suas primeiras casas e o seu ideal estético também incluia o uso de materiais nobres como marmore, aço cromado- um novo estilo arquitetônico que representasse os tempos modernos.
Foi professor da Bauhaus e um dos criadores do que ficou conhecido por International style, onde deixou a marca de uma arquitetura que visa o racionalismo, pela utilização de uma geometria clara e pela sofisticação.
Rohe seguia três principios básicos em suas criações, como: a precisão de detalhes, a valorização da estetica estrutural e a rigorosidade na expressão. Seus projetos eram formais, procurando sempre transmitir a clareza da estrutura e proporcionar o bem estar. Apresentando paredes simples de tijolos e uma fachada feita de vidro e aço.
Mies não utilizava o vidro apenas pela a beleza estética, mas porque é um elemento rico em sombras e reflexos. Onde, todos os materiais utilizados por ele, eram estudados e tinha fundamentos.
Ele defendia a ideia de que a essencia interior é que faz surgir à forma exterior. E acreditava que a beleza aparecia na subtração do que pela adição (“menos é mais”).
Uma de suas principais obras é a Casa Fransworth. Situada próximo à Chicago, a casa é caracterizada pela transparência, já que há intenso uso do vidro. Também apresenta a fluidez dos espaçoes, compostos por linhas minimas - com a ilusão de que a casa está flutuando sobre o solo- e a utilização da estrutura metálica que foi usada os pilares. Além da interação do ambiente com a natureza, o que remetia à ideia da pureza, proposta por Mies.