Novas formas de empreendedorismo
Este trabalho tem como tema “Novas Formas de Empreendedorismo” e como subtema “Franquia”. Esse modelo de empreendedorismo apresentou um significativo aumento nas últimas décadas, tornando-se assim, alvo de várias pesquisas como esta. Este trabalho apresentou como principais objetivos, identificar as principais dificuldades que são encontradas ao gerir uma franquia; analisar como as regras e normas impostas pelo franqueador interferem na gestão da franquia do setor de turismo e verificar as habilidades ou competências gerenciais de um franqueado do setor de agências de viagens para se manter competitivo no mercado. A metodologia utilizada foi um estudo de caso de forma qualitativa com base bibliográfica. O estudo foi realizado em uma empresa franquiada do setor de turismo na região central de belo Horizonte/MG. Segundo o gestor entrevistado, esse modelo de empreendedorismo depende das normas estabelecidas pelo franqueador, pois ao mesmo tempo em que elas o limitam, também transmitem proteção para o negócio. Com o objetivo de nortear outras pesquisas, este estudo revela que as dificuldades enfrentadas por um gestor de franquia no setor de turismo se resumem em se manter alinhado a essas normas e ser competente para oferecer um diferencial para seus clientes.
Palavras-chaves: Empreendedorismo; Empreendedor; Franquia.
INTRODUÇÃO
Com o crescimento e popularização do termo empreendedorismo a partir da década de 90, o número de micro e pequenas empresas aumentou significativamente no mundo, no Brasil não foi diferente. As mudanças que ocorreram na economia ao longo destes anos foi um motivador para que surgissem cada vez mais empreendedores, mesmo nos períodos de crises, como nos dias atuais, pois o governo oferece incentivos fiscais para que seja possível criar e manter um novo e pequeno negócio no mercado.
Sendo o empreendedorismo, segundo Hirsch (2007), um processo de inovação com valor, dedicando-se tempo e esforços necessários,