Condutor retilineo
Para entendermos melhor sobre essa força, vamos usar um fio de condução metálica, podendo ser tanto de cobre como de alumínio, desde que ele seja percorrido por uma corrente elétrica.
A corrente elétrica que fica em um condutor metálico é composta por elétrons, com isso o campo magnético irá aplicar uma força magnética (f), sendo que o fio não poderá ser paralelos às linhas do campo B.
Vejamos agora uma ilustração, onde aparece o sentido da força magnética em cima de um elétron.
Direção e sentido da força magnética no fio
Considerando que a força magnética possui uma direção ortogonal às linhas de indução de um campo, podemos dizer que ela também é perpendicular ao seu fio retilíneo.
Podemos dizer que também que a força magnética segue a regra da mão esquerda, onde o dedo polegar representa o sentido da força, o indicador representa o sentido do campo e o médio o sentido da corrente elétrica
Vejamos a ilustração:
Fio paralelo às linhas de indução do campo magnético B
Força resultante sobre um condutor de corrente
Para entendermos melhor sobre essa força, vamos pensar em um condutor metálico considerado retilíneo, que é percorrido por uma corrente elétrica, e durante seu percurso, ele atravessa a região do campo magnético, que vai do ponto M ao ponto N.
Devemos lembrar que o fio não está paralelo às linhas de indução do campo magnético. Com isso irá surgir uma força magnética parcial em todas as partículas que formam a corrente a corrente.
No condutor retilíneo irá ter um trecho denominado trecho MN, e neste trecho irá ter uma força magnética resultante (Fm). Essa força significa a soma de todas as forças parciais (f). Todas elas irão ter tanto a mesma direção como o mesmo sentido. Vejamos uma ilustração onde nos mostra o segmento MN e todas as forças parciais de cada partícula que compõe a corrente elétrica.
Vejamos:
Onde e representa o módulo da carga elétrica