Mielomeningocele E Hidrocefalia
Pé torto congênito equinovaro : é uma má formação congênita em que o bebê já nasce com um pé virado para dentro, tendo o nome de pé torto congênito unilateral, ou com os dois pés virados para dentro, e neste caso chama-se pé torto congênito bilateral.
O pé torto congênito tem cura e ótimos resultados, em que é utilizado gesso e botas ortopédicas próprias, tratamento cirúrgico para pé torto congênito
Poderá ter sequelas do pé torto congênito, como dores nas pernas, rigidez e perda de força nos músculos das pernas e dos pés durante toda a vida, embora a fisioterapia possa ajudar.
Tratamento para pé torto congênito
O tratamento para pé torto congênito deve ser iniciado logo após o nascimento ou até 15 dias depois e pode ser feito através do método de Ponseti ou por cirurgia.
O tratamento para pé torto congênito pelo método de Ponseti engloba:
Manipulação das pernas da criança pelo médico ortopedista e a colocação de gesso a cada semana durante cerca de 5 meses.
Depois deste período, a criança deve usar umas botas ortopédicas 23 horas por dia, durante 3 meses, e à noite até completar os 3 ou 4 anos de idade.
Se este método não estiver funcionando, a cirurgia é aconselhada antes que o bebê complete 1 ano de idade.
A fisioterapia para pé torto congênito pode ajudar, neste caso, melhorando a posição correta dos pés e fortalecendo os músculos das pernas e dos pés da criança.
Causas do pé torto congênito
Desconhecidas, mas alguns pesquisadores afirmam que esta é uma alteração genética,
Ou quando os ligamentos do pé e dos ossos do quadril do bebê, por algum motivo, estão mais frouxos que o normal.
Mielomeningocele associada à hidrocefalia
A hidrocefalia ocorre :
Quando há um desequilíbrio entre a produção e a reabsorção de líquido céfalo-raquidiano dentro do encéfalo e, nos casos de mielomeningocele, deve-se à obstrução os fluxo deste líquido em alguns locais do sistema nervoso.
A condição mais comum é uma obstrução da passagem do