Defeitos do tubo neural
A Nerulação é a fase do desenvolvimento embrionário que dará origem ao Tubo Neural, esse processo será completado pelo fim da quarta semana, quando ocorrer o fechamento do neurósporo caudal.
Ao final da terceira semana de gestação, as pregas neurais começam a se fundir e converter a placa neural em um tubo neural. O tubo logo se separa da do ectoderma superficial e as bordas livres se fundem em uma camada contínua, assim o ectoderma superficial se diferencia na epiderme da pele, assim, o tubo neural que apresenta anatomicamente em suas extremidades duas aberturas, uma denominada abertura neuroporos rostral na extremidade cefálica e outra denominada abertura caudal na extremidade caudal irão se fechar e darão término ao processo de nerulação.
Esses eventos de fusão dos tecidos são de grande importância para uma formação e função correta dos órgãos e tecidos, já que esses dois tecidos precisam se integrar de modo a formar um tecido contínuo, o rompimento desse processo leva a vários defeitos e más formações que comprometerão o bebê em seu desenvolvimento normal podendo levar a o bebê a óbito logo após o nascimento.
Estudos mostram que o uso periconcepcional do ácido fólico no período gestacional pode prevenir essas anomalias, embora seu mecanismo de atuação seja pouco compreendido, a redução das DTN está em torno de 50% a 70%. Esses dados tem despertado a atenção de várias organizações de saúde a indicarem o uso de ácido fólico, entre elas destaca-se o Centers for Diseases Control and Prevention (CDC) que em 1992 recomendou a administração diária de 0,4 mg de ácido fólico a mulheres em idade fértil segundo a Rev. Saúde Pública.
Espinha Bifida
A Espinha Bífida, uma grave anormalidade congénita do sistema nervoso, desenvolve-se nos dois primeiros meses de gestação e representa um defeito na formação do tubo neural.
Os defeitos do tubo neural (DTN) são uma causa importante de mortalidade infantil. Nos Estados Unidos a incidência é estimada em 1